Quando se fala em tecnologias entramos num terreno polêmico. Existe a posição daqueles que se colocam contrários ao uso das tecnologias para a educação, porque as tecnologias foram usadas como tecnicismo. Existe também aqueles que consideram as tecnologias como redentora da educação semelhante à posição de Comenius. Com o uso das tecnologias seria possível tudo, seria a redenção, pois ela divulga o conhecimento, aí novos empregos e vida melhor.
Qual o papel da reflexão filosófica? Refletir sobre o papel, o uso, os meios, os fins, a sociedade e ver o que as pessoas de modo geral não estão percebendo. Alguns filósofos criticaram o tecnicismo, como Habermas e Adorno da Escola de Frankfurt.
Vieira Pinto, filósofo brasileiro, com doutorado na União Soviética, participou do grupo com Paulo Freire que pensou a educação como desenvolvimento. No Círculo produtivo de Vieira Pinto está o Conceito de Tecnologia, que é a sua ideia central. Nas ideias secundárias estão entre outras a mediação tecnológica e a ideia de amanualidade.
Hoje pode-se mudar a maneira de ensinar e aprender, não apenas pela informação indiscriminada via web, mas pela pesquisa. A tecnologia como mediação é algo para a interação.
Pois as ideias iniciais, do senso comum, são colocadas em um franco diálogo interativo, numa dialogia digital, aí as investigações e finalmente a produção, a autoria.
Como interagentes basta fazer esta reflexão ante às novas tecnologias?
Cadê a Comunidade Científica?
Há 5 semanas
O tema que professor Vilmar Bagetti abordou é de suma importância. Ele fez uma narrativa a partir das origens teóricas do processo que desenvolve o conhecimento. Não discordou com a tecnologia, mas afirmou que a educação se alicerça na leitura, na pesquisa e produção de novos projetos para a humanidade.
ResponderExcluirVilmar como historiador fala da evolução tecnológica, e diz que a mesma está em função do progresso da sociedade, mas ressalta que o ser humano é sempre o agente do conhecimento.
Concordo, também sei que o pensamento é a identidade do homem.
Parabéns Vilma Bagetti, as ideias imortalizam.
Ijuí, 28 de julho de 2010
Teobaldo Branco
Telefone: (55) 3332-6221