Quilombos: terra, trabalho e inclusão - tema da Romaria.
O tema desta romaria que ocorreu nesta terça-feira, 16/02/2010 foi marcante. Resgatou a luta dos negros oprimidos ao longo da história brasileira. Os romeiros partiram do Instituto São José e se dirigiram ao Parque da Medianeira, Santa Maria, RS. Segundo o Jornal A Razão de Santa Maria a Romaria reuniu cerca de 20 mil pessoas. Encenações de negros escravizados e representações de mártires surgiram durante a caminhada: Elton Brum da Silva (assassinado pela Brigada Militar em 2009 em São Gabriel), Irmã Dorothi, Zumbi de Palmares e outros. Destaco as músicas Nego Nagô e Ordem e Progresso. O que você pensa da luta dos quilombolas por terra trabalho e inclusão? Que políticas públicas tornam-se necessárias?
Cadê a Comunidade Científica?
Há 5 semanas
Olá professor Vilmar,
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho que vem realizando. São de pessoas assim, conscientes de seu papel social, que o Brasil necessita.
Penso que a sociedade tem uma dívida impagável com os "filhos" das pessoas que foram arrancadas de suas pátrias... desse modo, são muito bem-vindas as boas políticas públicas!!!
Abraços e voltamos a dialogar!
Lúcia
Olá! Também participei da romaria da terra e gostei bastante do resgate do tema quilombolas, das músicas, das danças, dos rituais, da caminhada, das denúncias da escravidão, dos vivas aos mártires, etc. Acho interessante colocar esses assuntos na internet, divulgando os bons resultados e repercurssões que ela deu.
ResponderExcluirUm abraço do teu filho Mateus.